Blog

23 outSustenta… o que??

 

 

O termo sustentabilidade tem andado em alta esses últimos tempos, criando um alvoroço nos profissionais e empresas para conseguir se adequar a essa demanda cada vez mais forte do mercado e dos consumidores, mas uma pergunta que sempre fica no ar é, o que de fato é sustentabilidade e o que não é.

Para ajudar, vamos entender o significado desta palavra, para o dicionario é definido com “Conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras” e “Qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida”, então com essas definições podermos entender que a sustentabilidade tem pelo menos 3 pilares, o social, econômico e ambiental. Assim, para algo ser chamado de sustentável é necessário que tenha uma busca de atender minimamente esses 3 aspectos de base, por isso muitos produtos e empresas não utilizam essa palavra em suas definições.

Imagem 1

A sustentabilidade tem que necessariamente passar por um pensamente a médio e longo prazo, pois as questões do impacto futuro são super importantes e decisivas para sua composição. A escolha consciente de materiais, técnicas e concepção projetual, se torna de suma importância nesse equação toda, pois como arquitetos temos o dever de nos posicionar para que esses grande mercado poluidor e impactante que é a construção civil se torne mais responsável por todo o seu processo e demanda de recursos no planeta. Podemos sempre melhorar a eficiência de conforto com um minimo desperdício de recursos e a máxima reutilização dos mesmos, com projetos que se inciem sua construção do zero, quanto projetos que já existem e será feito um retrofit.

A questão maior é manter o foco no usuário que irá utilizar esse espaço, no clima em que essa arquitetura será ou esta implementada, no processo que será feita essa arquitetura e no esforço para conseguir fazer o possível, pois a sustentabilidade não é você ser perfeito e conseguir fazer sempre tudo completamente sem resíduo ou com os materiais mais sustentáveis do mundo, mas se esforçar para tornar esse ambiente o melhor possível para os usuários, e com os recursos possíveis também. A sustentabilidade não te demanda perfeição, e sim esforço e dedicação para conseguir o possível, que em muitas vezes é muito melhor que o convencional.

Imagem 2

Para mim, a arquitetura sustentável nem deveria ser chamada assim, deveria ser só arquitetura, pois não consigo entender um projeto que não pense já em suas concepções a problematização e solução do conforto térmico, acústico, visual, utilização e reutilização das águas, energia, ventilação, materiais… além de tantos outros quesitos essenciais para a concepção de uma boa arquitetura. Os edifícios, casas, museus, bibliotecas… deveriam sempre ter estudos sérios sobre o clima em que estão implantados, sobre como pode torna-los o mais confortável possível sem utilização de tecnologias caríssimas ou de grande impacto econômico, ambiental e social dos clientes e do espaço.

Esse processo se inicia do respeito ao ambiente em que você esta, estudando e entendendo como se comporta o sol, as chuvas, a umidade, aos longo das estações do ano, para que assim você consiga conceber algo de fato valioso e respeitoso para o meio em que a construção será inserida. Um aprendizado muito importante que precisamos internalizar é que se você ignora o clima em detrimento de estética ou qualquer outra coisa,  você sempre perderá, que seja no conforto, na eficiência ou no bolso, pois para manter algo que luta constantemente contra o clima, é necessário desembolsar um bom dinheiro de forma constante.

Para concluir, entendo que o impacto que criamos no planeta é sempre constante apesar de nossos esforços, pois só de começarmos a criar coisas ‘artificiais’ como cidades, prédios, ruas… já estamos impactando o planeta de alguma forma, a questão maior é, o quanto estamos dispostos a impactar o minimo possível hoje, para que as próximas gerações e o planeta tenham um futuro?

 

 

Fontes:
Imagem 1: https://www.google.com.br/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwibqbq2-JzeAhWGFJAKHXQUCZ4Qjhx6BAgBEAM&url=http%3A%2F%2Fcolegioideiaba.com.br%2Fsustentabilidade-um-conceito-mais-amplo-do-que-voce-imagina%2F&psig=AOvVaw3dLIL67IPWk7r9tKGXGiD9&ust=1540397059372104
Imagem 2: http://www.cimpor.pt/artigo.aspx?lang=pt&id_object=297&name=Relatorios-de-Sustentabilidade
Imagem capa: http://blog.educare.bio.br/wordpress?tag=cidadania